sábado, 29 de agosto de 2009

Carta aberta

São Paulo, maio de 2009



Desde meados de 2006 iniciou-se, na cidade de São Paulo, a organização de um grupo que fosse capaz de discutir a Fonoaudiologia a partir da perspectiva do Trabalho, vislumbrando o Sindicato como forma de organização de classe.

O grupo foi se formando após inúmeras reuniões convocadas no intuito de aglutinar interessados em repensar as questões colocadas para a classe trabalhadora em nossa profissão. Essas reuniões, inicialmente, foram convocadas por pessoas ligadas ao antigo Sindicato da Baixada Santista, professoras e fonoaudiólogos recém-formados.



Acabou por formar-se um grupo pró-sindicato, a partir de pessoas que desde a graduação já militavam no movimento estudantil e em outras organizações por uma transformação na sociedade. Guiados pelo debate das realidades a partir da troca de experiências, por referências teóricas e materiais do próprio sindicato, o grupo passou a dialogar concretamente no sentido de compor uma chapa para conduzir a entidade.



Inicialmente, a proposta era de ampliar a base do Sindicato da Baixada Santista, uma vez que seus representantes o diziam em caminho de fechar. Descobriu-se, porém, que o Sindicato de São Paulo não estava fechado, como se imaginava, mas inativo.
 Eis que o Sindicato da Baixada Santista encerra atividades e inicia-se uma mobilização no sentido de regularizar a situação do SindfeSP (que abrange a região da grande São Paulo e ABCD), que possuía pendências financeiras e administrativas, que impediam seu fechamento e, mesmo, a convocação de novas eleições.
 Assumiu-se uma postura cautelosa como forma de evitar que tais pendências inviabilizassem o projeto desse grupo pró-sindicato de uma luta sindical comprometida de fato com a defesa dos direitos adquiridos pelos trabalhadores e, mais especialmente, a serem conquistados pelos fonoaudiólogos.

A construção de tal proposta não se interrompeu em nenhum momento, vale ressaltar, apesar de o grupo ter sido alijado de algumas etapas do processo de regularização do Sindfesp por alguns fonoaudiólogos ocupantes de cargos e comissões responsáveis por esta.

Foi chamada uma Assembléia em 2 de junho de 2008, no Conselho Regional SP, 2ª região, na qual constituiu-se uma junta diretiva que teria um prazo de 60 dias para proposição de um calendário eleitoral e organização das contas.

Este é o estado atual das questões concernentes à organização na fonoaudiologia: não ocorreu publicização dos desdobramentos desta junta, apesar de ainda haver movimentação deste grupo pró-sindicato, no sentido de discutir com os trabalhadores em Fonoaudiologia a situação do mundo do trabalho.

Manifestamos a posição de nos manter firme na luta pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária, conforme a histórica luta da classe trabalhadora no país e no mundo. Fazendo a entidade instrumento para tal, acredita-se que, somente a partir da coalizão dos fonoaudiólogos será possível atingir esses objetivos e convidamos a todos e todas para acompanhar esse processo, discutir com outros fonoaudiólogos e buscar informações nas nossas entidades de categoria.

3 comentários:

  1. http://www.atomediconao.com.br/banners/virada1/virada1.html

    virada da saúde

    Coloque na sua agenda: dia 27 de fevereiro de 2010, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, das 14 às 17 horas, acontece a VIRADA DA SAÚDE, um evento organizado pelos Conselhos de Saúde do Estado de São Paulo.

    Venha exercer a sua cidadania. Junte-se aos milhares de profissionais, estudantes e usuários dos serviços de saúde na defesa da vida saudável da população. Estaremos defendendo também a dignidade e a autonomia das profissões da saúde, manifestando contra o PL nº 7.703/2006 (ATO MÉDICO). Aguarde a programação cultural.

    Solicitamos a todos que mantenham a mobilização, entrando no site www.atomediconao.com.br e enviando carta aos senadores, solicitando para que não aprovem o PL nº 7.703/2006. Pedimos também que os profissionais e estudantes das demais cidades do Estado organizem manifestações pacíficas contra a aprovação de qualquer lei que afronte a autonomia dos profissionais da saúde e o livre acesso da população aos seus serviços (veja nossa proposta no site).

    Organizem suas caravanas para participar da VIRADA AD SAÚDE.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal,
    estou precisando de uma tabela de honorários fonoaudiológicos de São Paulo, alguém pode me enviar?
    email: jakeline.baldim@gmail.com

    Grata

    ResponderExcluir
  3. Como anda o movimento pró-sindicato? Me coloco à disposição pra ajudar! Precisamos nos unir e conscientizar os demais colegas que é necessário um piso salarial que faça jus aos anos de estudo!
    mariliazafig@gmail.com

    ResponderExcluir